sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Universitários buscam aperfeiçoamento com cursos técnicos

Procura é motivada pela competitividade do mercado de trabalho e como complementação da educação dos cursos superiores

Há alguns anos, o diploma de curso superior destacava um candidato à vaga no mercado de trabalho, era fator fundamental de contratação. Mas essa realidade mudou drasticamente.
Hoje, esse tipo de certificado é considerado básico e outros requisitos passaram a ser considerados diferenciais. E frente a um mercado cada vez mais competitivo e exigente, profissionais se viram como podem para se destacar.
Uma alternativa que ainda é novidade, mas vem crescendo, é a busca de universitários por cursos técnicos. Esse tipo de formação antigamente era procurado por jovens sem condições de arcar com os custos de uma universidade, no entanto, essa realidade está mudando.
Estudante do segundo ano de Engenharia Civil, Alexandre Garofalo Pinheiro, faz também o curso de Mestre de Obras, oferecido pelo Instituto da Construção de Ribeirão Preto. "Procurei o curso com o objetivo de adquirir experiencia prática sobre a teoria que aprendo na faculdade e acredito que isso aumentara meu nível quando for candidato a uma vaga de emprego ", afirma.
Além da aproximação com a realidade que encontrarão no mercado de trabalho, esse tipo de iniciativa proporciona uma rica troca de vivência entre os alunos, pois a maioria deles já possui algum nível de experiência no mercado profissional.
Mateus Meireles, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unip (Universidade Paulista), fala com empolgação dessa união entre o conhecimento acadêmico e a prática. "Propus uma parceria com o Instituto da Construção para a Jornada de Arquitetura da Unip e foi uma experiência excelente. A faculdade é puxada e os cursos oferecidos pelo IC são uma ótima opção para complementarmos o curriculum", garante.
Segundo os coordena-dores do Instituto da Construção, a procura entre estudantes de graduação vem crescendo e diversificando o público atendido pelo Instituto até então. "A convivência entre universitários e trabalha-dores da construção civil tem sido enriquecedora para os dois lados e atingimos nosso objetivo ao oferecer uma qualificação diferenciada e necessária para melhorar o segmento em Ribeirão Preto e região", conclui a coordenadora pedagógica do IC Ribeirão, Ludmila Ciola.
Sobre o Instituto da Construção
O Instituto da Construção foi criado com o objetivo de formar e capacitar profissionais para atuarem nos diversos segmentos da construção civil, com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia. É a primeira franquia de ensino profissionalizante especializada na construção civil, possuindo hoje cerca de 5 mil alunos, espalhados por 26 unidades já em funcionamento e outras 30 com inauguração em breve, em 10 estados brasileiros.
Todos os cursos do Instituto da Construção são baseados em métodos didáticos cuidadosa-mente elaborados por especialistas do setor, ministrados em módulos e com aulas práticas e teóricas, nas quais os alunos podem efetiva-mente aprender e realizar as atividades pertinentes à rotina profissional.
O Instituto da Construção está presente em Ribeirão Preto desde outubro de 2012, com sede na Avenida Independência nº 791 - Vila Seixas (telefone 16-3235.6935).
Outras informações, acesse o site www.institutodaconstrucao.com.br e a fanpage www.facebook.com/ICRibeirao.
 *Toque de Letra Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário