sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Estudantes da rede municipal de ensino entram na Campanha contra o Câncer de Colo de Útero

É isso mesmo! Os estudantes da rede municipal de ensino de Morro Agudo participarão da Campanha contra o Câncer de Colo de Útero (exame de Papanicolau).
A Secretaria Municipal de Educação uniu-se à Secretaria de Saúde do Município para intensificar o combate ao  câncer de colo de útero e os folhetos com as orientações para a mulher fazer o exame de Papanicolau serão enviados através dos alunos das escolas municipais que terão a incumbência de entregá-los às mães.
O Câncer de Colo de Útero apresenta crescimento lento e sem sintomas durante vários anos, por  isso, a mulher não percebe o começo da doença. Daí a importância do exame preventivo para detectar as essas alterações logo no início, se tiver.
Muitas mortes por este tipo de câncer são evitáveis pelo simples ato da prevenção, daí a importância de se fazer o exame preventivo (Papanicolau), uma vez por ano. Lembrando que não basta fazer o exame, depois de pronto é preciso mostrar o resultado para o médico.
O Câncer de Colo de Útero é o segundo tumor mais frequente na mulher. No Brasil são registradas cerca de 4.800 mortes por ano, em consequencia dessa doença.
Antes do exame a mulher deverá apresentar xerox do cartão do SUS, CPF e RG; Tomar  banho;  Não estar menstruada - caso esteja - esperar cinco dias após o término da menstruação;  Não utilizar duchas ou medicamentos (pomadas) ou exames vaginais 48 horas antes do exame;  Evitar relações sexuais 48 horas antes do exame.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um horá-rio especial para as mulheres trabalhadoras. Para atendê-las a Unidade Básica de Saúde Celso Ibonan Roselino  e o Centro de Saúde Egidio Bronhara, ficam abertos todas às quartas-feiras, das 17h00 às 20h30, para melhor  atendê-las.
Aquelas que quiserem fazer o exame em outros horários, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e agendar o horário com o médico ou enfermeira.
Então mulher, diga sim à vida! Faça o exame de Papanicolau e não entre nessa triste estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário