sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Morro Agudo adere ao Programa Saúde na Escola e nutricionistas atenderão em todas as Unidades de Saúde

Dados preocupantes mostram que o número de crianças acima do peso no Brasil já é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos (o país com a maior população obesa do planeta).
Hoje a má alimentação causa obesidade infantil que se tornou um dos maiores problemas da saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população de crianças e adolescentes.
Muitas crianças com excesso de peso apre-sentam alterações nos níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e pressão alta. A principal causa da má alimentação está baseada em hábitos inadequados como: alimentos fast-food, salgadinhos, doces, chocolates, biscoitos recheados, guloseimas (balas, chicletes e pirulitos), os alimentos industrializados (pizzas, lanches, macarrão instantâneo) e a falta de atividade física, passando horas em frente à televisão, computador ou jogando videogame.
Diante disso, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação aderiram ao Programa Saúde na Escola, que visa atender as crianças e adolescentes da Edu-cação Básica, Gestores e Profissionais de Educação e Saúde do município.
O Programa Saúde na Escola tem como objetivo a formação integral dos alunos proporcionando melhor qualidade de vida por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Visando o Programa Saúde na Escola foi realizado em 6 escolas as avaliações antropométricas (IMC) em 2.254 crianças e adolescentes para a classificação do seu estado nutricional, obtendo-se os seguintes resultados: 440 alunos com obesidade, 368 alunos com sobrepeso, 136 alunos com baixo peso e 1.310 alunos bem nutridos. A partir desses resultados, as nutricionistas iniciaram trabalhos de educação nutricional e atendimentos no Centro de Saúde, UBS e PSF's do município para melhor atendê-los.
Segundo as nutricionistas, o controle da obesidade infantil começa em casa, com estímulo à práticas de atividade física, mudanças dos hábitos alimentares de toda a família. É de suma importância a participação dos pais para o incentivo da alimentação saudável, juntamente com o acompanhamento nutricional de seus filhos.
A obesidade causa pressão alta, diabetes melitus, colesterol e triglicérides alterados.
As nutricionistas estão atendendo nos seguintes locais:
. Centro de Saúde Egídio Bronhara - Marcela Arantes;
. Centro de Convivência ao Idoso (CCI) - Marcela Arantes;
. UBS  Celso Ibonan Roselino - Karina Tava-rayama;
. UBS  Mariano Volpon Figueiredo - Gisele Joa-quim Liporini;
. Núcleo 4  - Shaila Michigami Affonso;
. Núcleo 3 e CAPS - Tamires;
. Núcleo 2 e 5 - Patrícia;
. Santo Inácio- Karina  Tavarayama  atenderá às  terças-feiras, de manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário