sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Centro de Equoterapia Villa Campos promove Cavalgada para arrecadar verba para a construção de banheiro adaptado

 Uma Cavalgada promovida pelo Centro de Equoterapia Villa Campos no dia 18, reuniu diversos participantes e empresá-rios de Morro Agudo e região, com o objetivo de arrecadar verba para a construção de um banheiro adaptado.
Localizado no sítio de mesmo nome, na Rodovia Francisco Marques Jun-queira Melo, km 384, entre os municípios de Orlândia e Sales de Oliveira, o Centro de Equoterapia Villa Campos tem como proprietária a terapeuta ocupacional Mariana Pelegrino Simionato Franchi, com formação em Equoterapia.
A terapeuta com formação em Equoterapia, firmou uma parceria entre o proprietário do sítio, Carlos Eduardo Campos, para prestar atendimento totalmente gratuito à crianças, adolescentes, adultos e idosos, que apresentem algum tipo de patologia, seja ela mental ou física.
Mariana Simionato explica que optou pelo atendi-mento  totalmente gratuito para o praticante, pelo fato dessas famílias já arcarem com um gasto muito grande com medicações, terapias, alimentação especial e outras necessidades básicas apresentadas por esses pacientes.
"Para manter o Centro de Equoterapia Villa Campos em funcionamento, a terapeuta Mariana conta que as despesas são pagas através de apadrinhamentos de pessoas de boa vontade que se dispõe a contribuir para a melhoria desses praticantes.
Os gastos são com manutenção do local, paga-mento dos terapeutas e auxiliares guias envolvidos, manutenção básica dos cavalos e melhorias do local, como adaptações necessárias para o bom atendimento dos praticantes. E os apadrinhamentos geralmente são oferecidos à população em geral", diz ela.
O atendimento no Centro de Equoterapia Villa Campos é regional e atende praticantes de Morro Agudo, Orlândia, Sales Oliveira, Guará, São Joaquim da Barra,  Nuporanga, Ituverava e Miguelópolis.

O que é Equoterapia?
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais.
Sua utilização terapêutica (saúde) foi formalizada no Brasil em 1989 com a constituição da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) que regulamentou o método no país, em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Em junho de 1997, a Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina e desde então é praticado em quase todo o território nacional.
No plano educacional, o uso do cavalo admite diferentes gradações e metodologias, abrangendo a mais simples equitação como esporte e entretenimento, passando pela equitação educacional utilizada no trabalho de déficits nas habilidades sociais dos jovens com dificuldades escolares, até a aplicação de esportes equestres para jovens em situação de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário