Duas em cada três brasileiras sofrem de estresse. Gestão de tempo melhora a qualidade de vida
Existem diferentes razões que levam as pessoas a sofrerem de estresse, no entanto, a vida contemporânea aumentou a incidência de casos, e um dos motivos é a falta de tempo. "Hoje em dia, o tempo virou ouro. Todos cobiçam-no, porém acabam escapando dele", diz o palestrante motivacional e treinador comportamental Cersi Machado.
"É preciso entender que o tempo é neutro, ou seja, devemos aprender a gerenciar a nós mesmos e administrar as atividades de acordo com ele, pois todos possuem 24 horas por dia, nada a mais, nada a menos", diz Machado. O palestrante cita Winston Churchill dizendo que "o tempo é neutro, mas pode se tornar aliado daqueles que o capturarem e o usarem por completo".
Para o palestrante Cersi Machado, a rotina das pessoas em qualquer lugar do planeta é basicamente a mesma: trabalhar, levar os filhos à escola, estudar. "Mas, entre uma coisa e outra há a pressão do chefe, o diretor da escola ligando pelo mau comportamento da criança, a fila do supermercado, o trânsito, a multa que a pessoa não esperava no fim do mês, o vôo atrasado, a empregada que anda faltano entre outros problemas. Esse acúmulo de problemas e a falta de tempo para si acaba gerando a doença", afirma.
Esses acontecimentos, segundo Machado, sempre vão acontecer na vida do cidadão, porém a diferença entre uma pessoa que tem estresse e a que não tem, é a forma que elas administram a vida de acordo com o tempo que dispõem. "Muitas empresas nos contratam pois vivem admitindo funcionários e parece que o quadro sempre está incompleto. Quando vamos analisar, percebemos que os gestores estão sobrecarregados, passam o dia respondendo e-mails ou lidando com urgências e não conseguem dizer não para atividades circunstanciais que não possuem importância para o momento, não produzindo nada do que foi estipulado. O que acontece? Suas tarefas ficam acumuladas, a pressão aumenta e a pessoa terá que ficar mais horas no trabalho, deixando de fazer uma academia, brincar com os filhos e até namorar".
Saber aproveitar o tempo é um grande segredo de sucesso, acrescenta Cersi Machado, pois as pessoas bem-sucedidas não perdem tempo com nada. "Elas têm vida social, pessoal, profissional. Somos seres integrais, ou seja, nossa vida não é só trabalho, não é só contas para pagar".
Machado comenta que cabe uma pergunta importante nesse aspecto: quem "somos" eu? Devemos trocar àquela pergunta que era feita pelo professor de filosofia, "quem sou eu" para, quem "somos eu". Você não possui apenas um papel na vida, mas vários que integram a sua identidade pessoal. Você pode ser pai de família, gestor de uma empresa, estudante, amigo, filho, membro de uma igreja e etc. Então, é preciso saber gerenciar todas as áreas da vida para obter satisfação plena. Hoje em dia, caiu por terra a idéia que dizia, 'tempo é dinheiro', na verdade, tempo é VIDA, conclui Machado.
*Cersi Machado é palestrante motivacional e treinador comportamental, Master em Neurolinguística e autor dos livros "Os 7 fatores que possibilitam o êxito pessoal e profissional" e "Afie o seu machado - comprometa-se com o seu sucesso". Também é coautor dos livros "Ser + Líder", "Ser+com PNL" e "Ser + com Motivação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário