Uma equipe do Jornal da EPTV Ribeirão esteve em Morro Agudo no último dia 14, para fazer uma reportagem sobre a campanha da Prefeitura de Morro Agudo para economizar água, exemplo que vem sendo seguido por várias cidades da região.
A reportagem da EPTV visitou a nascente do Córrego que abastece o Município e constatou a precariedade da situação em que se encontra devido a falta de chuvas.
Devido a uma das maiores estiagens da história e a falta de chuva já fez com que algumas cidades da Alta Mogiana aderissem ao raciona-mento de água.
Parte de um plano de conscientização, a Prefeitura de Morro Agudo baixou o Decreto Municipal nº 4.415, no último dia 05 de fevereiro, que prevê a aplicação de multa de R$ 50,00 - a ser aplicada pelos fiscais - para as pessoas que forem flagradas desperdiçando água com lavagem de calçadas, veículos, dentre outras situações que configurem o gasto desnecessário de água.
Uma campanha de conscientização tem sido feita pela Administração Municipal através de todos os meios de comunicação, inclusive com a distribuição de panfletos com dicas de como pequenas ações podem gerar grande economia de água.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos Cabral Junior fala que se cada cidadão colaborar com uma pequena parcela, economizando em pe-quenas ações, não será necessário que Morro Agudo passe por um racionamento de água.
O objetivo dessa ação é conscientizar os mora-dores a respeito do uso racional da água neste momento de estiagem, evitando o desperdício de modo a evitar que o abastecimento do Município fique ainda mais comprometido.
Dicas de economia de água: como fazer para gastar menos água no dia-a-dia
Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu trata-mento é caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.
Dicas de como economizar água (consumo consciente de água):
. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de mil litros.
. Na caixa d'água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
. Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
. Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
. Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima. Reutilizar a água sempre que possível;
. Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
. Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
. Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
. Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
. Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
. Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;
. Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;
. Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.