O Horário de Verão termina nesse domingo, dia 16 de fevereiro e nos Estados que adotaram o Horário de Verão os relógios deverão ser atrasados em uma hora à meia-noite de sábado (15) para domingo (16) de fevereiro, para que o horário volte ao normal.
O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que a economia deva chegar a R$ 400 milhões com a redução do consumo de energia durante o período. Além disso, R$ 4,6 bilhões em investimentos em geração e transmissão de energia deixarão de ser gastos. Porém, os números somente serão conhecidos na próxima semana, quando o Ministério divulgar o balanço.
O fim do Horário de Verão acontece 11 dias depois de um apagão que deixou mais de um milhão de pessoas sem energia em 11 Estados. Em Minas Gerais, aproximadamente 230 mil consumidores ficaram sem energia elétrica.
Desde 2009, o Horário de Verão tem datas fixas para início e término. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança. De acordo com decisão, o Horário de Verão entrará em vigor sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e se estenderá até o terceiro domingo de fevereiro seguinte. Há, no entanto, uma ressalva: caso o terceiro domingo de fevereiro seja o de Carnaval, o encerramento fica para o próximo domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário