sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Peça de Teatro "Dom Chicote Mula Manca" virá a Morro Agudo

A adaptação de um dos maiores clássicos da literatura universal será encenada em Morro Agudo em peça que recebeu o Prêmio Funarte de Teatro e sucesso de público onde se apresenta.
Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro "Zé Chupança", uma realização da Cia. Dita Cuja vivem uma história alucinante onde o destemido cavaleiro enfrenta bruxas, centauros e gigantes em busca da verdade e da justiça.
A peça teatral será apresentada no próximo 08 de dezembro, às 17h00, na Praça da Matriz. No mesmo dia, às 9h00 a Cia. Dita Cuja, fará uma Oficina de Teatro de Rua, no Auditório Euclides Borges da Silva. Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público.
"O teatro é uma arte que encanta, está carregado de história e repleto de magia. Esse ano trouxemos várias peças teatrais, dentre as quais algumas receberam prêmios pela qualidade e relevância cultural. Encerrar o ano com uma oficina de teatro de rua e a peça "Dom Chicote Mula Manca" é uma forma de oferecer o melhor para a população", conclui o secretário de Cultura, Elton Martins.

Atletas do CCI representam Morro Agudo nos Jogos Abertos

O ano de 2013 está sendo de grandes conquistas para o esporte morroagudense. Depois de um ótimo resultado e a oitava posição na classificação no JORI, realizado na cidade de Franca, as atletas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) representarão Morro Agudo do dia 04 a 08 de dezembro no Jogos Abertos do Idoso, em Santos.
Na Natação, Carmem Yolanda da Costa competirá na categoria dos 75 a 79 anos e no Xadrez feminino, Alice Almeida Cognetti compete na categoria livre. As duas representantes do Município estão classificadas para a final estadual, com grandes possibilidades de trazer medalhas para Morro Agudo.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania tem dado todo apoio às atletas, que viajarão à Santos acompanhadas pelo professor de Edu-cação Física João Carlos de Andrade e coordena-dora do CCI, Elaine Pimentel.
É um orgulho ter essas atletas levando o nome de Morro Agudo para todo o Estado, seguiremos trabalhando para que a cada ano aumente o número de representantes nas com-petições, declarou a Secretaria de Cidadania, Regina Sacoman.


Exposição "África em Nós" recebe a visita do prefeito Amauri Benedetti

Na manhã da última segunda-feira, d Escola Roberto Robazzi ia 25, o prefeito Amauri Benedetti visitou a Exposição "África em Nós", na Escola Roberto Robazzi, em Morro Agudo.
 Acompanhado pelos secretários de Cultura,  Elton Martins e de Educação, Maria das Graças Saab Benedetti,  o prefeito Amauri observou atentamente cada uma das fotografias e teceu comentários com os estudantes que se encontravam na exposição.
"Queremos proporci-onar à população, mo-mentos de lazer aliados a cultura e para isso Morro Agudo já recebeu apresentações dos Corais Coopercitrus e Bravíssimo,  a  Exposição de Oscar Niemayer e agora essa bela exposição que retrata a contribuição do povo africano para a cultura do país. É muito importante ampliar o acesso do povo à cultura",  disse Amauri.
A Exposição "África em Nós" termina hoje, mas os interessados em ver as fotografias tem até as 16 horas para ver a exposição na Escola Roberto Robazzi, com entrada franca.

Projeto Olímpico de Judô de Morro Agudo faz a primeira entrega de faixas aos alunos

O Projeto Olímpico de Judô Branco Zanol, implantado pela Prefeitura de Morro Agudo, no último mês de março, na segunda-feira, dia 2, pela primeira entregará as faixas aos alunos. A solenidade será realizada às 19h00, no Auditório Euclides Borges da Silva, anexo a Escola Regina Guarnieri.
Toda a comunidade está convidada a participar desse momento tão importante na vida dos judocas, pois representa o aumento de conhecimento e com-promisso na arte marcial e da responsabilidade dos alunos como cidadãos.
O Judô é uma arte marcial de origem oriental que baseia seus princípios na defesa pessoal, respeito e disciplina, sendo o esporte que mais trouxe  medalhas para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
Desde a implantação do Projeto Olímpico de Judô  em Morro Agudo, os alunos participaram de diversos eventos, como assistir ao Mundial de Judô realizado no Rio de Janeiro; o 1º Festival de Judô em Morro Agudo com a participação de cinco cidades da região e a visita do Campeão Mundial do UFC, Rodrigo Minotauro.
"Investir no esporte é investir no presente e no futuro de nossas crianças e adolescentes, assim como da sociedade, pois  ajuda no desenvolvimento dos valores, que farão parte de suas vidas", fala o supervisor de Esportes Wesley Araújo, mais conhecido como "Gregão".

Rotary International e PhRMA formam parceria para o "Maior Comercial do Mundo"

O "Maior Comercial do Mundo", campanha inovadora do Rotary International para aumentar a conscientização pública sobre a erradicação da pólio, chamou a atenção da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA).
Para ajudar a promover a participação no comercial, o maior grupo de comércio farmacêutico dos Estados Unidos doou US$ 50 mil para o programa Pólio Plus do Rotary - o suficiente para vacinar mais de 83 mil crianças contra a paralisia infantil.
Para participar do "Maior Comercial do Mundo", as pessoas devem adicionar suas fotos no site End Polio Now fazendo o gesto da Campanha "Falta Só Isto" (indicador e polegar indicando que falta só um pouquinho para a erradicação da pólio). Assim, elas podem se juntar virtualmente a celebridades e pessoas de destaque que participam da campanha como embaixadores do Rotary na erradicação da doença, entre elas: Bill Gates, Desmond Tutu, Jane Goodall, Amanda Peet, Jack Nicklaus, Jackie Chan, PSY e no Brasil, Renato Aragão e Isabeli Fontana, dentre outras.  
A campanha foi lançada dia 24 de outubro de 2012, no Dia Mundial de Combate à Pólio e até o último dia 13 de novembro de 2013, foram postadas no site um total de 58.356 fotos. O Brasil está em primeiro lugar, com 16.625 fotos e em segundo está a Espanha com 6.126 fotos.
Além de ajudar o Rotary a atingir um novo recorde mundial e entrar para o Guinness, cada pessoa que participa do comercial pode incluir seu nome em uma petição que solicita a governos mundiais a doação de US$5,5 bilhões para que o trabalho de erradicação possa ser concretizado de uma vez por todas.
O Rotary lançou o Pólio Plus em 1985 e, em 1988, tornou-se um dos principais parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, da qual também fazem parte a OMS, o Unicef, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e a Fundação Bill e Melinda Gates. Desde então, mas de 2,5 bilhões de pessoas receberam a vacina oral antipólio e a incidência da doença diminui em 99%. Menos de 300 casos foram reportados no mundo inteiro em 2012, número que nos anos 80 era de 350 mil. Hoje a pólio continua endêmica em apenas três países: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. No entanto, especialistas advertem que se a iniciativa de erradicação não tiver êxito, a doença pode voltar rapidamente, afetando mais de 200 mil crianças por ano.

Secretaria de Esportes promove Campeonato de Veteranos entre Amigos com 6 equipes

No dia 23 teve início o Campeonato de Veteranos entre Amigos, no Clube Recreativo, com a participação de 6 equipes: Água Azul, Florália, Marcenaria, Prefeitura, Serralheria Morro Agudo e Vila.
Na primeira rodada, a equipe Água Azul venceu por 6 a 2 a Serralheria Morro Agudo;  a Marcenaria ganhou de 01 a zero da equipe da Vila e a Florália venceu por 02 a 01 o time da Prefeitura.
A 2ª rodada foi realizada ontem, dia 28, entre:  Vila x Prefeitura e Florália x Agua Azul. Os resultados não foram divulgados devido ao fechamento da edição às 17h00. No próximo dia 30, às 16h45, a Prefeitura joga com a Água Azul e às 17h30, Marcenaria x Serralheria Morro Agudo.
A 4ª rodada a ser realizada no dia 5, conta com a Serralheria Morro Agudo x Vila, às 18h45 e às 19h30, jogam Marcenaria x  Florália.
No dia 7, a 5ª rodada contará com as equipes Água  Azul x Marcenaria, às 16h45 e Prefeitura x Serralheria Morro Agudo , às 17h30.
A 6ª rodada, no dia 12, terá  Florália  x Vila, às 18h45 e às 19h30, Prefeitura x Marcenaria. A 7ª rodada, será entre dia 14, entre  Serralheria Morro Agudo x Florália, às 16h45;  Água Azul x Vila, às 17h30.

Alunos do Programa Projovem visitam Museu Catavento em São Paulo

A Prefeitura de Morro Agudo através da Secretaria Municipal de Cidadania proporcionou a opor-tunidade de conhecer o Museu Catavento, em  São Paulo, aos 35 alunos do Programa "Projovem Adolescente", do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Acompanhados por profissionais do CRAS, os alunos conheceram as quatro seções do Cata-vento,  espaço cultural de Ciência, sendo eles: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
O objetivo do passeio foi proporcionar  aos alunos um pouco de conhecimento científico, tecnológico e cultural aprimorando o desenvolvimento sociocultural.
A secretária de Cidadania Regina Helena Sacoman agradece  ao prefeito Amauri Benedetti  por apoiar  os trabalhos da Secretaria e também parabeniza  os alunos que aproveitaram ao máximo a oportunidade.


Mensalão, fez-se Justiça! Será mesmo?

O dia 15 de novembro já está marcado na história brasileira por ser considerado o dia da Proclamação da República, ocorrida em 1889. Contudo, a mesma data no ano de 2013 também ficará gravada por ter sido o dia em que alguns dos réus da Ação Penal (AP) 470 se entregaram à polícia, em cumprimento aos mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Para muitos, a prisão dos "mensaleiros" representa uma virada de página na nossa história. Significa a vitória do "bem contra o mal", o despertar de uma nação no combate à corrupção, entre outros sentimentos. Para os que pensam desta forma, as prisões recentemente ocorridas significam, afinal, a redenção de uma história de corrupção e lesões ao erário, que foram a marca preponderante dos nossos últimos 500 anos.
É preciso considerar, entretanto, que o episódio certamente é importante, mas não marca o "fim da corrupção" ou coisa que o valha. Lamentavelmente, enquanto o Brasil continuar marcado pelo excesso de burocracia (a velha ideia do "criar dificuldade para colher facilidade") e pela indecente carga tributária que vitima toda a sociedade, tanto a corrupção quanto a sonegação fiscal seguirão como verdadeiros "esportes nacionais".
Além do aspecto emblemático contextualizado nas prisões ocorridas no último dia 15 de novembro, ao menos três relevantes considerações de cunho absolutamente jurídico devem ser feitas.
A primeira consideração é que, ao menos sob a minha ótica, não deve ser vista com bons olhos a decisão dos nobres Ministros do STF que, especificamente com relação aos réus que ainda aguardam o julgamento de recursos, determinou o cumprimento imediato de parte do acórdão condenatório e compeliu os acusados a cumprirem, desde logo, as penas em face das quais já teria ocorrido o trânsito em julgado.
Uma sentença condenatória não poderia ser "fatiada", dividida em pedaços. Isso porque, em real verdade, ela reflete o pensamento, o raciocínio e a forma de ver uma determinada situação pelo seu subscritor. Tem, portanto, de forma concatenada e harmônica, início, meio e fim. Os argumentos e os fundamentos expostos em uma sentença judicial formam uma sequência lógica de raciocínio, sendo inadequada a sua divisão.
No julgamento dos "mensaleiros", o fracionamento da sentença, da forma como efetuado pelo STF, para assim permitir que parte dela seja executada desde já, é algo que afronta a ideia de unicidade do documento.
Entendo ser açodado executar "parte" da decisão, vez que, levando-se em conta que parte da sentença ainda pode ser alterada, é importante mencionar que, até mesmo pela natureza dos crimes mencionados na denúncia da AP 470, a eventual procedência dos recursos interpostos pelos réus poderá, talvez, alterar a parte "não recorrida" - e que já vem sendo executada -, sobretudo no que diz respeito ao montante das penas e à forma de cumpri-mento. Além disso, no caso de eventual procedência dos recursos, a decisão final também poderá, a depender do tema decidido em cada reclamo, beneficiar outros réus que não recorreram, assim alterando as penas que alguns já estão cumprindo.
A execução imediata das penas, assim, não se mostra de acordo com os sagrados princípios da presunção de inocência e da ampla defesa. Melhor seria, sob todos os aspectos e até mesmo por uma questão de segurança jurídica, que as penas começassem a ser executadas somente após o trânsito em julgado definitivo da integralidade da decisão condenatória.
Outra consideração necessária está no fato de que alguns dos réus que se encontram presos desde o último dia 15 de novembro foram flagrantemente vilipendiados em suas liberdades individuais. Isso porque, no afã de se expedir os mandados de prisão, esqueceram de verificar se existiam, ou não, vagas disponíveis no regime semiaberto. Assim, após a apresentação espontânea da maioria dos presos, aqueles que tinham direito de iniciar o cumprimento da pena no regime semiaberto foram surpreendidos quando notaram que ficariam reclusos, na realidade, em regime fechado. É bem verdade que o "erro" foi corrigido de forma surpreendentemente rápida, contudo, apesar da recente transferência daqueles para o regime correto, é evidente que nada irá apagar a humilhação e o desrespeito a que foram submetidos.
Dentro desse contexto, é bom mencionar que a falta de vagas no regime semiaberto é um problema que ocorre em todo o Brasil. Lamentavelmente, são tão poucas as vagas dispo-níveis no regime semi-aberto, que, não raro, diversos presos que poderiam estar descontando pena no regime intermediário, acabam permanecendo no regime fechado indevidamente. Eis aí, certa-mente, o grande gargalo do nosso sistema prisional. No caso envolvendo os "mensaleiros", porém, a "justiça" foi célere. Mas, o que dizer dos outros milhares de presos, que não têm a mesma sorte?
O esforço empreendido para se garantir aos "mensaleiros" a imediata transferência para o semiaberto deveria ser sempre adotado pelo Estado, em todos os casos. Todo e qualquer preso tem o direito de descontar a pena da forma como fora determinado pela sentença. Nesse ponto, convém mencionar que o STF, ao analisar a problemática envolvendo a falta de vagas no regime intermediário, já decidiu que, ante a falta de vagas, o condenado deverá descontar a sanção ou em regime aberto ou em prisão domiciliar.
Que essa rapidez aplicada aos "mensaleiros", que obtiveram vagas no semiaberto em apenas dois dias, passe a ser a regra para os demais presos do País inteiro. É o mínimo que se espera, até mesmo por uma questão de isonomia.
A consideração final, tão importante quanto as demais, é que a prisão dos "mensaleiros", apesar de muito relevante, não resolve o problema dos cofres públicos, gravemente lesados pelo aludido esquema criminoso. Nada, aliás, é dito com relação à recuperação ou à devolução do dinheiro.
Salvo melhor juízo, à sociedade é muito mais importante recuperar e reintegrar aos cofres públicos o valor desviado do que apenas prender os integrantes desse esquema de corrupção.
Para a efetiva satisfação do Estado e para um real benefício do povo brasileiro, o julgamento da AP 470 estará definitivamente completo e acabado somente quando ocorrer a devolução de todo o dinheiro público desviado. Apenas desta forma se fará a tão almejada Justiça. O resto é apenas "fumaça".
*Euro Bento Maciel Filho é advogado criminalista, mestre em Direto Penal pela PUC-SP e sócio do escritório Euro Filho Advogados Associados
**Ex-Libris Comunicação Integrada

Zumbi e Ecumenismo Étnico

Numa homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro e à memória do valente Zumbi, apresento trecho de artigo que preparei para a Folha de S.Paulo em 15/5/1988. Nele enfatizo a necessária prática do Ecumenismo entre as mais variadas etnias:
Zumbi deu o brado que nenhum Domingos Jorge Velho poderia abafar: Liberdade! Dignidade! Somos seres humanos!
Morreu-lhe o corpo. Mas a Alma - quem conseguirá matá-la? - permanece... e se multiplica nas palavras e atos de um Patrocínio, Joaquim Serra, Luís Gama, Salvador de Mendonça, André Rebouças, Castro Alves, Joaquim Nabuco e de tantos outros negros, brancos, mestiços. Se ainda não há democracia étnica dentro de nossas fronteiras - embora o Brasil seja um povo de etnias mescladas, para cuja sobrevivência é essencial estar plenamente legitimada e vivida a sua brilhante mestiçagem -, é porque o espírito de senzala continua grassando. Contudo, é justamente na natureza miscigenada que consiste a sua força.
Voltando ao quadro atual, a situação está mudando. E de onde menos se espera, assistimos à reeleição do primeiro presidente afro-americano da história dos EUA, Barack Obama. Um grande avanço!
Toda a humanidade é mestiça - Em "Crônicas e Entrevistas" (Editora Elevação, 2000), prossigo defendendo a tese de que toda a Humanidade é, desde os tempos iniciais da monera, uma mescla sem-fim, tornando-se, portanto, sem propósito, qualquer tipo de discriminação, principalmente, no que diz respeito à cor da pele. A inevitável miscigenação humana constitui fato de proporções globais.
Vários estudiosos afirmam que, cada vez mais, diminui no mundo o conceito de linhagem pura. Um exemplo dessa constatação vem dos Estados Unidos da América, que criaram um item no seu censo para contemplar os mestiços, que compõem significativa parcela da população norte-americana.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prefeitura Municipal de Morro Agudo

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Concurso Público nº 002/2011
(Provimento de cargo efetivo)

AMAURI JOSÉ BENEDETTI, Prefeito Municipal de Morro Agudo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e nos termos do edital regulamentador, CONVOCA o(s) candidato(s) abaixo relacionado(s), aprovado(s) no Concurso Público nº 002/2011, para comparecer(em) no Setor de Recursos Humanos desta Prefeitura Municipal, no horário das 11:00 às 16:00 horas, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação deste, para admissão e posse no Serviço Público, munido(s) dos seguintes documentos:

1 - CÓPIAS AUTENTICADAS DE:
1.1 - RG
1.2 - CPF
1.3 - Certidão de nascimento ou casamento
1.4 - Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições
1.5 - Quitação com o Serviço Militar
1.6 - Comprovante de escolaridade para cumprimento do requisito do cargo (conforme o caso)
1.7 - Carteira do órgão de classe (conforme o caso)
1.8 - Carteira de trabalho profissional (CTPS)
1.9 - Carteira de habilitação (se for o caso)
1.10 - PASEP/PIS
1.11 - Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos
1.12 - Carteira de vacina dos filhos menores de 14 anos

2 - ORIGINAIS DE:
2.1 - 02 (duas) fotos 3 x 4 (idênticas e recentes)
2.2 - Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
2.3 - Atestado de antecedentes criminais expedido pelo órgão competente da área do seu domicilio
2.4 - Declaração de não ocupar cargo público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela Lei (modelo a ser retirado no Setor de RH desta Prefeitura Municipal)
2.5 - Declaração com os dependentes para o Imposto de Renda (modelo a ser retirado no Setor de RH desta Prefeitura Municipal)
2.6 - Declaração de ausência de remuneração ou proventos de aposentadoria provenientes de poder público, em observância ao disposto no artigo 37, inciso XVI e §10 do mesmo artigo da Constituição Federal com redação dada pelas Emendas Constitucionais nº 19 e 20 (modelo a ser retirado no Setor de RH desta Prefeitura Municipal)
2.7 - Demais documentos necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.


O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) deverá ser conseguido junto ao médico especialista credenciado pelo Ministério do Trabalho. Não serão aceitos protocolos. Também não serão aceitas fotocópias não autenticadas de documentos. Se o(s) candidato(s) convocado(s) não comparecer(em) no prazo acima fixado será(ão) considerado(s) desistente(s), PERDENDO DE FORMA EFETIVA SUA VAGA.

Prefeitura Municipal de Morro Agudo/SP, 12 de novembro de 2013.


AMAURI JOSÉ BENEDETTI - Prefeito Municipal

CONVOCADO(S):

PEB II - MATEMÁTICA
CL
NOME DO CANDIDATO
INSC
1
LUIS ROGERIO PEREIRA
5683
2
ISIDRO SCHIAVETO JUNIOR
6362
3
JOÃO MARCOS FICHER
5718
4
HAROLDO MANTOVANI
5797


PEB II – HISTÓRIA
CL
NOME DO CANDIDATO
INSC
1
SILVIA DALAZUANA SAMPAIO FERNANDES
5378
2
IGOR MARLON SALES
5024
3
FÁBIO HENRIQUE MAGHINE
5967
4
CARMEM LÚCIA MARTINS VELLA
5872

PEB II - INGLÊS
CL
NOME DO CANDIDATO
INSC
1
JOSANA LOPES GALANTI SANTOS
6239
2
KÁTIA PETRARCA LENCIONE ANTÃO
5174
3
THIAGO DE PAULA
5054
4
LILIAN MACHADO DE SOUZA
5198
5
PATRÍCIA ESCOLANO CHAMUM
5244

PEB II – ARTE
CL
NOME DO CANDIDATO
INSC
1
LILIAN DA COSTA CASTRO
5919
2
CRISTIANE DOS SANTOS MORETTI
6047
3
EDSON VIEIRA DOS SANTOS
5297
4
ALEXANDRE ARCHANGELO
5072
5
FLÁVIO LUIZ PEREIRA DE SOUZA
5909

PEB II - CIÊNCIAS
CL
NOME DO CANDIDATO
INSC
1
RENATA APARECIDA GIMENES FICHER
5717
2
ELIANA MARTA ESTEVAM BRUNHARA
6075

PEB II – LÍNGUA PORTUGUESA
CL
NOME DO CANDIDATO
INSC
1
WASHINGTON LUÍS BARBA
5069
2
VANESSA APARECIDA MARTINS
6139
3
ADRIANO TAVARES DIMAS
5302
4
KARINA NOGUEIRA BIZIO
5158
5
NATHALIA REGINA ARGENAU BRANCO THEODORO
5080
6
GILMARA JOAQUIM BURIN
5465

Ganhador do carro sorteado pelo Posto Safra se emociona ao receber as chaves

A tarde do feriado de 15 de novembro foi especialmente feliz para Altamir dos Santos, ganhador do carro Chevrolet, modelo Celta, zero Km, sorteado pelo Auto Posto Safra, em Morro Agudo.
O sorteado que mora na Rua Nicolau Bonafini, nº 825, Jardim Califórnia, não estava entre as dezenas de pessoas que foram assistir ao sorteio do carro e ao ser informado pelo telefone de que era o ganhador do Celta, em poucos minutos chegou ao Posto Safra, onde os presentes continuaram para conhecê-lo.
Cerca de 15 mil cupons foram preenchidos durante a campanha "Promoção Safra Premiada" e para sortear foi escolhido um garoto que após os cupons serem jogados para cima, retirou o cupom com o nome de Altamir dos Santos.
Ele contou que está pagando as prestações de um carro e naquele momento estava pensando em vender o carro que ganhou no sorteio.
O Auto Posto Safra também doou uma moto para a APAE de Morro Agudo sortear com o objetivo de angariar fundos  em prol da entidade..