sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Conheça alguns truques para ficar light nas festas de Natal e Ano Novo


As festas de final de ano estão chegando e, junto com elas, as inúmeras calorias daquelas ceias deliciosas. Mas não se desespere! Apresentamos a solução para aqueles que não querem engordar muito, ou que tem problemas de saúde, como diabetes e hipertensão. A melhor opção para fugir destas situações é escolher pratos saudáveis, como uma entrada de salada de folhas e legumes crus ou cozidos, por exemplo.
Já para o prato principal, as carnes típicas, como chester, peru ou lombo de porco, podem ser consumi-das normalmente, pois possuem menor teor de gordura do que os outros tipos de carne, mas devem ser preparadas assadas e com molhos menos caló-ricos, como os agridoces, que são excelentes opções para realçar o sabor do alimento e melhorar o processo digestivo.
Para a hora da sobre-mesa o ideal é optar por frutas que são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, porém para as pessoas que não resistem a um doce, há a opção de escolher alimentos preparados com adoçante, já que possuem menos calorias do que aqueles que contêm açúcar tradicional.
"As pessoas diabéticas e hipertensas de-vem tomar bastante cuidado com os produtos industrializados, como embutidos, queijos amare-los, enlatados, temperos prontos, carnes secas, bacalhau salgado e defumado. Estes alimentos têm alto teor de sódio e provocam o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos", afirma a nutricionista Renata Fidelis, do SPA Sorocaba.
Renata ainda reforça que os doces devem ser feitos com adoçante, frutas, iogurte ou leite desnatado, ricota e gelatina diet. Já os que são compostos por chocolate diet devem ser evitados, pois apesar de não conter açúcar, são ricos em gordura. As bebidas alcoólicas também possuem alto valor calórico, por isso precisam ser consumidas com bastante moderação.
Dessa forma, é possível se divertir e aproveitar o Natal e o Ano Novo sem culpa de ter abusado das calorias. O segredo é preparar uma ceia saudável e saber saborear tudo sem exagero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário