sexta-feira, 26 de julho de 2013

Morro Agudo Rodeio Fest realizada do dia 17 a 21 foi um grande sucesso

Confira todas as fotos em nossa fan page

www.facebook.com/JornalATribunaMA


Aproveite e curta-nos.


Amauri Benedetti faz um balanço dos cinco dias do Morro Agudo Rodeio Fest

O prefeito Amauri Benedetti em entrevista à todos os meios de comunicação do município, fez um balanço dos cinco dias do Morro Agudo Rodeio Fest,  realizado pela Prefeitura de Morro Agudo do dia 17 a 21 de julho.
Uma festa desse porte exige muito preparo e organização, no entanto, os cinco dias de festa trans-correram em clima de alegria, sem nenhuma ocorrência grave.
"Atingimos o objetivo que era proporcionar um evento de qualidade e mais acessível à população. Com o apoio da população e o trabalho da comissão organizadora, conseguimos promover uma bela festa. A avaliação que temos é positiva e acreditamos que o Mo
rro Agudo Rodeio Fest entrou para a história da cidade", disse o prefeito.
A grande festa desse ano foi realizada no Parque Permanente de Exposições construído na primeira gestão de Amauri Benedetti, que segundo ele, nasceu do sonho de seu pai Alfredo Benedetti quando foi prefeito que já naquela época planejava reservar um local para que as pessoas pudessem se reunir para festejar com segurança.
"Apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos naquele mandato, realizamos a 2ª Festa do Peão de Morro Agudo. "Não me esqueço da alegria das pessoas que participaram do evento na época. E ao ver toda aquela alegria, meu primeiro pensamento foi o de construir um parque perma-nente de exposições, para oferecer um lugar a altura da população morroagudense e graças a Deus conseguimos concluir o projeto. E hoje chegamos a 17ª edição da festa", lembra Amauri.
O prefeito comenta que a festa do peão cresceu e as dificuldades também aumentaram, mas graças ao esforço de toda a equipe da Secretaria de Cultura, dos funcionários municipais, dos patrocinadores e colaboradores, foi possível fazer a maior e melhor festa já realizada em Morro Agudo.
Durante o discurso de abertura do Morro Agudo Rodeio Fest, no dia 17, Amauri Benedetti falou que tem plena consciência de todos os problemas e dificuldades do Município e está trabalhando no sentido de solucioná-los, no entanto, a população precisa e merece desfrutar de alguns momentos de lazer. "E foi isso que fizemos, proporcionamos lazer de qualidade ao povo de Morro Agudo, trazendo shows com grandes cantores que faz muito sucesso atualmente.
Promovemos a troca de alimentos por ingressos para o show mais esperado, o da Claudia Leitte, diferente-mente de outros anos, em que as trocas foram feitas para shows de menor expressão", disse o prefeito.
A troca de alimentos superou as expectativas arrecadando mais de 24 toneladas de alimentos. "Todo o tempo nós só pensávamos em encontrar formas de facilitar a participação dos morroagudenses no Morro Agudo Rodeio Fest e a população entendeu isso. Em apenas três dias, os ingressos praticamente se esgotaram devido a grande quantidade de troca de alimentos resultando na maior arrecadação conseguida até hoje em Morro Agudo. Aproveito a oportunidade para agradecer à todos, pois foi de grande importância, pois esses alimentos foram encaminhados para o S.O.S. e serão doados através de cestas básicas para as famílias carentes do Município", disse ele.
Amauri Benedetti fala sobre as inovações implanta-das na festa este ano, como a realização do Desfile de Cavaleiros e Comitivas que foi promovido no domingo anterior ao início da festa, o que atraiu um número maior de participantes e de público que foi assistir. A medida também estimulou a Noite das Repúblicas, que bateu recorde de público. Houve outras mudanças importantes também, sempre com o objetivo de tornar a festa mais acessível à toda a população morroagudense e dentre elas podemos citar:
* Troca de alimentos para o maior show do Brasil, com Gusttavo Lima;
* Um dia de Parque de Diversões grátis para as crianças;
* Redução considerável nos preços das bebidas e alimentos em relação aos anos anteriores;
* Participação das entidades de Morro Agudo, às quais foram cedidas gratuitamente as barracas;
* Melhoria da estrutura e da infra-estrutura para oferecer mais conforto e segurança aos participantes;
* Disponibilização de internet wi-fi gratuita.
Enfim, promovemos várias inovações e para o ano que vem, a população pode esperar que será melhor ainda, sempre com o objetivo de beneficiar os morro-agudenses, que merecem lazer de qualidade", promete o prefeito.
Como é do conhecimento de todos, nos dias da festa do peão, a Cidade pratica-mente pára, no entanto, os trabalhos da prefeitura têm de continuar, a esse respeito Amauri Benedetti fala que "ele, a vice-prefeita Dra. Terezinha, assim como as demais equipes da prefeitura tivemos que nos desdobrar para conciliar a realização da festa com o trabalho da prefeitura, mas com bastante dedicação deu tudo certo. Tanto é que nas vésperas do início do Morro Agudo Rodeio Fest anunciei a construção de três novas Unidades de Saúde para Morro Agudo. E cada uma dessas unidades contará com duas equipes completas de profissionais da Saúde da Família, totalizando seis novas equipes.
Vale lembrar que a última unidade de saúde construída em Morro Agudo foi a UBS Dr. Mariano Volpon na minha primeira administração em 1998. Desde então, nenhum outro prefeito construiu unidades de saúde", finaliza.
Ele agradece à todos os morroagudenses e das demais cidades que prestigiaram o Morro Agudo Rodeio Fest, sem os quais a festa não seria o sucesso que foi e na pessoa do secretário de Cultura Elton Martins, agradece à cada um dos funcionários e colaboradores que trabalharam muito para que tivéssemos bom êxito durante toda a festa. Ele também agradece a todos os patrocinadores e parceiros, assim como à todos que de uma maneira ou de outra não mediram esforços para o brilhantismo da festa.

Ciência, Tecnologia, Paz

Foi encerrada no último dia 4,  no escritório da ONU em Genebra, Suíça, a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), que discutiu "Ciência, Tecnologia e Inovação, e o potencial da cultura na promoção do desenvolvimento sustentável".
A Legião da Boa Vontade (LBV), que integra esse órgão desde 1999, com status consultivo geral, apresentou igualmente suas recomendações aos chefes de estado e de governo, representantes das agências internacionais, do setor privado e da sociedade civil.
Do documento que preparei especialmente para a ocasião, publicado na revista "Boa Vontade Desenvolvimento Sustentável", em espanhol, francês, inglês e português, trago-lhes mais alguns trechos:
Sem fraternidade ecumênica, não há planeta - Sempre defendi e fiz constar em artigos, na imprensa e na internet que não há limites para a solidária expansão do capital de Deus: o ser humano com o seu espírito eterno.
Portanto, a melhor tecnologia a ser desenvolvida nestes tempos de globalização desenfreada é a do conhecimento de nós mesmos. É superior a qualquer descoberta tecnológica, pois tem o poder de impedir que o indivíduo (informatizado ou não) caia de vez no sofrimento por ter desabado na barbárie mais completa.
Sem o sentido de fraternidade ecumênica, acabaríamos com o planeta, mantendo nossos cérebros brilhantes, mas os corações opacos. A almejada reforma da sociedade não virá em sua plenitude se o espírito do cidadão (ou cidadã) não for levado em alta conta.  O mundo precisa de progresso, sim e sempre, que lhe dê pão e estudo. Todavia, necessita igualmente do indispensável alimento do amor e, por conseguinte, do respeito.
A solidariedade e a fraternidade são justamente combustíveis que motivam a ação diligente de todos os atores sociais idealistas da comunidade internacional.
Paz e entendimento entre os povos - Se a tecnologia, pois, supera barreiras humanas - a internet é um exemplo disso -, é fundamental que a Solidariedade se desenvolva à sua frente, a fim de iluminar-lhe os caminhos. Nunca estivemos em momento mais auspicioso para demonstrar quão potencialmente grandes são as possibilidades de usá-la a serviço dos povos.
Que sob a invocação de ciência, tecnologia, inovação e cultura, sem prescindir de exaltado espírito de solidariedade humana, possamos no remate deste encontro abraçar, juntos, uma agenda de realizações pautada no entendimento comum que os membros da ONU, desde a sua fundação, perseguem, assim como as mulheres, os homens, os jovens, as crianças e os espíritos de real boa vontade.

*José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor
paivanetto@lbv.org.br - www.boavontade.com

Espionagem: o eterno debate sobre liberdade x privacidade

 A recente polêmica sobre a máquina de espionagem americana trouxe à tona a dimensão e o tamanho da operação de coleta de dados que sistematicamente os EUA, por meio de suas agências de inteligência e diversos softwares, vêm implementando ao longo de décadas. Estima-se que quase um milhão de pessoas trabalhem em atividades de espionagem cibernética só nos EUA, segundo informações da imprensa mundial.
A atividade de espionagem não é novidade na história humana. Em verdade, é tão antiga que se perde nas brumas das mais antigas civilizações. Entretanto, o que mais causa espanto no escândalo "Snodew" é que cidadãos comuns tinham (e tem) suas comunicações de e-mails e telefônicas, interceptadas - fato que viola o direito funda-mental garantido pelo estado democrático de direito, a privacidade. O direito à privacidade está intimamente ligado a outro direito, o da liberdade, que é sem dúvida o mais importante de todos.
Assim sendo, desde a antiguidade o direito à liberdade sempre foi avilta-do pela vida em sociedade - seja por regras sociais, religiosas, morais e econômicas, seja pela própria limitação da condição humana. Nesse contexto, historicamente, concluímos que aqui no Brasil nunca tivemos tanta liberdade de expressão e informação, conquista esta que deve ser preservada.
Mas, o que fazer quando esse direito é usurpado por um outro Estado, que não está sujeito as regras brasileiras? O direito inter-nacional público, que regulamenta a relação entre Estados, possui tribunal para solucionar controvérsias decorrentes a esse tipo de violação. O fato é que a matéria da espionagem cibernética não está regulamentada e as provas para instrução de um processo vão além do depoimento de agentes dissidentes foragidos e matérias jornalísticas.
Penso que um efeito perverso da tecnologia da informação tenha sido a globalização da espionagem, posto que o mundo, cada dia mais está se tornando um reality show. Considerando que qual-quer sistema de informação pode ser violado ou adulterado, onde termina o real e começa o virtual?
Falando de liberdade, até que ponto de fato somos livres? No caso brasileiro, que vive sob a égide de um governo democrático há quase 30 anos, período recente para a história, ainda somos acometidos pela "vertigem da liberdade". Alguns de nós se perguntam: livres de que? Ou ainda: livres para que? Em qual medida efetivamente nosso povo tem consciência que quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade? Eis a questão.
O caso Snodew suscita o debate que a verdadeira liberdade do cidadão, em qualquer lugar do planeta, será sempre relativa. Num certo sentido a própria liberdade é uma ilusão. Também para o aborígene que vive em "liberdade selvagem", pois pesa sobre ele a relatividade da liberdade decorrente da condição humana e suas limitações.
Penso que a humanidade está amadurecendo para essas e outras questões, cuja aparente tranquilidade pairava outrora. Em sendo a informação um bem intangível, paira sobre ela a subjetividade, considerando-se que um mesmo e-mail ou conversa pode ser interpretado de diversas maneias dependendo do agente.
Assim sendo, penso que a overdose de informações dos EUA, possa, num certo sentido, causar desinformação e um certo alienamento da realidade. Afinal de contas o que é realidade, posto que, quanto mais se julga conhecê-la mais iludido se está? Ao que parece, se perderam no próprio labirinto que criaram.
Enquanto isso, a nós cidadãos comuns, compete gozarmos a única liberdade que desde sempre nos é facultada e dificilmente será revogada. A liberdade do pensamento! Nos deliciemos com ela, silenciosamente, posto que há câmeras, microfones e ouvidos por todos os lados.
Parafraseando Victor Hugo, novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês: "Tenha coragem para as grandes adversidades da vida e paciência para as pequenas, e quando tiver cumprido laboriosamente sua tarefa diária vá dormir em paz. Deus está acordado."

*Dane Avanzi é advogado, empresário do setor de Engenharia Civil, Elétrica e de Telecomunicações. É diretor superintendente do Instituto Avanzi, ONG de defesa dos direitos do Consumidor de Telecomunicações
**InformaMídia Comunicação

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Conheça os sorteados da Pontualidade Premiada

 A Campanha Pontualidade Premiada promoveu no último domingo (dia 30) o sorteio de 7 prêmios de R$ 100,00; um prêmio de R$ 200,00 e um de R$ 300, totalizando R$ R$ 1.200,00 e mais quatro prêmios doados por parceiros da campanha. A Campanha é um incentivo aos contribuintes que pagam seus tributos em dia ou entregam lixo eletrônico, na sede do Programa. Conheça os contemplados:
Prêmios de R$ 100,00 - Laudicéia de Faria Silva; João Marcos Ficher; Luciana Denipoti; Luzia Fernandes Pereira; Patrícia Caputo; Maria de Fátima Tomaz e Carlos Eduardo de Paula.
Prêmio de R$ 200,00 - Nilce Gondek.
Prêmio de R$ 300,00 - Fabrício Sabatino Cândido

Os ganhadores dos prêmios doados pelos parceiros da Campanha são:
. 1 Refrigerador 280 litros (Chaim Supermercados) - Marina Silveira Silva;
. 1 Cobertor extra longo (Magazine Adib) - João Batista Felix;
. 2 Malas de viagem (Ótica Boa Visão) - Estelina Almeida Matos;
. 1 Umidificador de ambientes (Móveis Carvalho) - João Pedro de Faria.
O próximo sorteio será realizado no dia 28 de julho, às 10 horas, no palco da Praça da Matriz.

Escolas Municipais participam da abertura da primeira etapa do Projeto "Atleta na Escola", em Morro Agudo

Alunos das escolas municipais de Morro Agudo participaram da abertura da primeira etapa do Projeto "Atleta na Escola", realizado no último dia 25, no Centro de Lazer, com a presença do prefeito Amauri Benedetti e da vice-prefeita Dra. Terezinha.
O projeto que integra o Programa de Formação Esportiva Escolar tem como objetivo principal incentivar a prática esportiva nas instituições de Ensino.
Na ocasião, foi inaugurada a primeira Pista de Saltos em Distância, que irá contribuir para a formação de futuros atletas.
A secretária de Edu-cação, Maria das Graças Saab Benedetti disse que o projeto "Atleta na Escola" terá como prioridade o desenvolvimento de valores olímpicos e paraolímpicos entre os estudantes de educação básica, bem como estimular a formação do atleta escolar e identificar jovens talentos nas escolas.
Os alunos classificados nas competições receberam medalhas pela participação e a garantia do prefeito Amauri que continuará investindo na educação e no esporte do Município.

Casa da Amizade e Fundo Social entregam kits de bebê para 75 gestantes

A Casa da Amizade em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Morro Agudo, na última terça-feira (dia 2), entregaram kits de bebês para 75 gestantes que participaram do Curso de Gestantes, promovido nas Unidades de Saúde do Município.
Os kits foram acondicionados em lindas bolsas confeccionadas pelos participantes do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS).
Cada tinha continha fraldas de pano, fralda de boca, body, macacão de inverno, calça plástica, manta, toalha de banho, meias, algodão, cotonetes e sabonete.
A entrega dos kits foi realizada no Centro Pastoral e contou com a presença da coordenadora da Casa da Amizade  Cláudia Regina Pereira; da 1ª dama e presidente do Fundo Social Gabriela Angelo Benedetti; da secretária municipal de Cidadania Regina Helena Sacomam e das enfermeiras padrão de cada Unidade de Saúde de Morro Agudo.

Escola Dely Guarnieri desenvolve projeto interdisciplinar sobre a Copa das Confederações

Os professores dos 4ºs e 5ºs anos, da EMEF Profª Dely Guarnieri Pereira de Oliveira, aproveitaram o interesse dos alunos pela Copa das Confederações, promovida no Brasil e desenvolveram um projeto sobre o tema.
O projeto teve início no dia 14 de junho e envolveu todas as disciplinas curriculares como Arte, Educação Física, Informática, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.
Os trabalhos foram apresentados para as de-mais séries despertando o interesse de todos os alunos por se tratar de um tema atual, que estava na pauta da mídia de todo o mundo.
A diretora Maria Salete Mian, a coordenadora pedagógica Maria da Graça Zilli e a secretária municipal de Educação Maria das Graças Saab Benedetti, parabenizaram os alunos e os professores pelo trabalho desenvolvido.


Fórum celebra a vida

No último dia 29 de junho, a militância jovem da LBV encerrou os trabalhos do 38º Fórum Internacional da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, em várias cidades do Brasil e do exterior. "Viver é melhor! - Um brado de Amor à Vida" é o tema que os moços  desenvolveram nos últimos meses. Campanhas a favor da Vida e, portanto, contra as drogas, o aborto, a eutanásia, o suicídio, marcaram as atividades.
Um dos destaques foi a nossa iniciativa de lançar neste mês de junho a radionovela "Memórias de um Suicida", adaptação do livro homônimo psicografado pela famosa médium brasileira Yvonne do Amaral Pereira e cujos direitos autorais foram gentilmente cedidos pela Federação Espírita Brasileira. O drama relata-nos a lição de arrependimento e renovação de Camilo Cândido Botelho (pseudônimo). A sinopse dessa história assim informa: "Ao ficar cego, no fim do século 19, depois de sofrer vários conflitos conjugais e familiares e a decadência financeira, ele se suicidou aos 65 anos de idade acreditando que a 'morte seria o fim' de seu sofrimento. Mas, como na Profecia de Jesus (no Apocalipse), a morte não o aceitou e Camilo (Espírito), mais vivo do que antes, apesar do suicídio, viu seus dramas multiplicados dolorosamente por mais de 50 anos de padecimentos e remorsos jamais experimentados por ele na Terra".
Terei o prazer de comandar mais essa sessão solene do evento da Juventude Ecumênica, a partir das 17 horas, e levar minha contribuição de Fé Realizante nesse ideal de Paz. Falarei aos participantes do fórum e também aos ouvintes, telespectadores e internautas da Super Rede Boa Vontade de Comunicação.
A paz que almejamos - No livro "Reflexões da Alma", discorri sobre um dos temas mais almejados por todos nós: a Paz. Sendo assim, façamos brotar na Terra a Paz que habita as almas serenas. Poético?! Certamente, porém leal, porquanto real. É o dever de quem diz poesia, mesmo quando por meio de prosa. Wilfred Owen (1893-1918), jovem pensador inglês morto nos dias finais da Primeira Guerra Mundial, escreveu: "Tudo que um poeta pode realizar, hoje, é advertir. É por isso que os verdadeiros devem ser sinceros".
E a ferramenta mais eficaz para se alcançar esse estágio é o Espírito de Caridade, cujo significado é bem mais extenso do que alguns pensam, conforme explanei em "Sabedoria de Vida". Ele é um grande instrumental para a Paz, quando reconhecido também como Fraternidade e Solidariedade. É uma poderosa estratégia que os seres humanos necessitam estudar cada vez melhor. Para exercê-la, é preciso decisão e perseverança.
Portanto, igualmente é ética para a Paz, pelo que jovens cidadãos e suas famílias estão justamente, com a esperança de dias melhores, clamando nas ruas.